Construção com Plástico Reciclado

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, no ano de 2050 teremos mais plástico do que peixes nos oceanos. O que fazer então com este resíduo que possui diferentes classificações e tipos? Este senhor neozelandês desenvolveu um processo onde consegue viabilizar a construção com plástico reciclado, formando blocos em substituição aos blocos de alvenaria tradicionais.

pollution-203737_1920

Utilizando uma técnica de prensa com água quente corrente, o neozelandês Peter Lewis desenvolveu um processo que consegue unir o plástico e formar blocos maciços. Tais blocos tem capacidade de substituir os blocos de alvenaria em construções, por vezes barateando o custo de construção.

A empresa já está fazendo testes para expandir sua atuação para fora da Oceania. Estão realizando testes para exportação para o mercado norte americano e pretendem após isso também explorar outros mercados internacionais. É claro que o projeto terá mais chances de dar certo em países onde a construção civil tem matérias primas caras e com pouca disponibilidade. Caso o preço seja baixo, a empresa perde sua competitividade.

12

Apesar de recente, a tecnologia já apresenta algumas flexibilidades como escolha de densidade do bloco a ser produzido. Tal técnica se mostra muito útil uma vez que podem ser utilizados qualquer tipo de plástico, desde os mais duros até os mais moles, dos mais grossos aos mais finos. De acordo com o inventor, o processo tem aproximadamente 100% de manufaturamento não tóxico, sendo positivo para o meio ambiente, por a produção de novos plásticos é muito mais tóxica, uma vez que o plástico é derivado do petróleo.

Esperamos que em breve o Brasil seja um dos destinos de exportação de tal máquina, que poderia ser utilizada para construção de moradias populares, ou mesmo para ampliação de espaço físico de cooperativas de reciclagem que já possuem a matéria prima necessária.

Fonte: Byfusion

Augusto Bardivia

Engenheiro Ambiental e fundador do Vemdolixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *