Projeto do maior conjunto de painéis solares do mundo poderá revolucionar energia solar

A corrida para construir a usina de energia solar mais efetiva do mundo está aquecendo: A companhia estadunidense SolarReserve anunciou seus planos para construir uma planta enorme de energia solar, no estado de Nevada, EUA, que vai ser a maior já construída na história.

Esse projeto ambicioso, que custará cerca de 5 bilhões de dólares, gerará entre 1.500 e 2.000 megawatts de potência, o suficiente para suprir energia para 1 milhão de casas. Essa quantidade de potência é o equivalente à uma usina nuclear!

Geração de energia 24 horas

Uma das grandes vantagens desse projeto é que diferente de outras captações de energia solar, ele consegue gerar energia durante todas as horas do dia.

O projeto consiste de 100.000 painéis que captam a luz solar, concentrando a energia captada em 10 torres de que armazenam a energia num sistema de sal derretido. Esse sal, que é aquecido a mais de 1000 graus celsius, ferve água que fica no sistema, criando vapor que gera energia por turbinas durante as 24 horas do dia, sem gerar poluentes, se tornando outra fonte renovável que o sistema produz.

Por ser tão complexo, o projeto ainda só deve começar a ser construído daqui a dois ou três anos. Além de todos os benefícios ambientais, ele deve gerar cerca de 7.000 empregos.

Os níveis de energia gerado são  tão altos que eles terão que re-construir a infraestrutura de transporte de energia, já que os cabos e linhas de transmissão atuais não são suficientes para tanta potência.

Frederico Rocha

Estudante de engenharia ambiental na Escola Politécnica da USP, escreve periodicamente para o VemdoLixo, além de cuidar da parte de marketing.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *